
Celulite tem solução?
01/06/2019
Celulite é a herniação de gordura subcutânea no tecido conjuntivo fibroso que se manifesta na pele como ondulações, retrações e nódulos. Acontece em aproximadamente 85-98% de todas as mulheres após a puberdade. A causa de seu surgimento é multifatorial e envolve uma combinação complexa de fatores como:
Alterações no metabolismo;
Fisiologia e tipo de organismo;
Sedentarismo,
Dieta não balanceada;
Pouca ingestão de água;
Uso de hormônio feminino;
Alteração da estrutura do tecido conjuntivo;
Fatores constitucionais e genéticos;
Insuficiência no sistema da microcirculação;
Alterações na matriz extracelular;
Alterações inflamatórias;
Sendo um problema que possui inúmeras causas não haverá então um único tratamento “milagroso” que irá acabar com a celulite. O tratamento também tem que ser “MULTI” e atacar a celulite por todos os lados. Procedimentos estéticos atuam no tratamento da celulite basicamente melhorando a circulação local, diminuindo a camada de gordura, melhorando a drenagem linfática, diminuindo as traves fibrosas e herniação da gordura; porém, tudo de forma limitada.
Temos então que associar a isso, uma dieta que tenha como objetivo uma diminuição da gordura corporal, com um consequente aumento de massa magra. Este tratamento como vimos é um processo que não é fácil nem rápido, e exige muita disciplina e determinação principalmente para eliminar vícios alimentares (açúcar, frituras, álcool, excesso de carboidratos simples etc.).