
Gestante pode treinar?
30/05/2019
Pesquisadores Universidade Camilo José Cela, de Madri, constataram que a prática de exercÃcios fÃsicos durante a gestação DEVE ser feita por todas as mulheres, do inÃcio até as últimas semanas de gestação, mesmo aquelas acostumadas a levar uma vida sedentária.
De acordo com os especialistas, as grávidas devem manter nÃveis moderados de atividade fÃsica, isto é, sustentar um ritmo vigoroso, mas sem cansar demais. O estudo determinou ainda que o ideal é combinar exercÃcios aeróbicos com fortalecedores, que trabalham a musculatura, em sessões de 45 a 65 minutos de duração de 4 a 5 vezes por semana. Com isso, há menos chances de ganho de peso excessivo das gestantes, assim como de desenvolver diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. A prática de atividades fÃsicas reduz também o risco de incontinência urinária, de flacidez pélvica e de dor nas costas. Além disso, quando a grávida segue uma rotina de exercÃcios com regularidade, o bebê tem menos chances de nascer macrossômico.
Normalmente, recomendam-se atividades na água, graças à redução do impacto e porque não há risco de a mulher perder o equilÃbrio e cair. Atividades com mais impacto também podem ser realizadas, desde que a grávida esteja acompanhada por um profissional especializado e que o exercÃcio seja adaptado à sua nova condição.
Mas todas as grávidas podem?
São poucas as condições que inviabilizam a prática de exercÃcios fÃsicos durante a gestação e normalmente, não se trata de uma doença anterior da mulher, e, sim, de algum problema ou risco particular à quela gestação. Vale lembrar também que, uma vez autorizada pelo obstetra, a prática de exercÃcios traz benefÃcios que não se limitam ao fÃsico, melhoram também o humor, a auto confiança e a qualidade de vida!